Notícias

8 de outubro de 2024
Os benefícios da polinização para a agricultura
A polinização é a transferência do pólen, permitindo que as sementes produzam novas plantas, dando continuidade à espécie. O principal polinizador é a abelha, e sem a polinização, as plantas essenciais não existem e consequentemente afetam a cadeia alimentar.
Conforme o extensionista da Emater, Rodimar Carvalho, no Brasil faltam estudos para comprovar quanto custa essa polinização, já nos Estados Unidos, os produtores são pagos para os apicultores colocarem as colmeias nas lavouras.
Em entrevista ao Programa Conexão nesta terça-feira (08), ele destaca sobre o impacto da polinização na produtividade das lavouras.
"O ganho na soja pode chegar de 31% a 58% no número de mais vagens se tiver polinização das abelhas, mais de 40% no peso da vagem, mais de 29% no número de sementes, e 95% na viabilidade de sementes, ganho muito grande na qualidade e quantidade de grão".
Segundo Rodimar, em uma propriedade na comunidade Três Capões de Boa Vista do Incra, há o uso de colmeias em canolas, devido a essa possibilidade de produtividade.
"Uma apicultora de Igrejinha colocou as colmeias em uma área de 200 hectares de canola. A lavoura vai ser colhida por uma máquina que tem o mapeamento, e assim, podemos fazer o comparativo com a safra sem a polinização".
Clique para assistir à entrevista completa!
Impacto dos agrotóxicos na apicultura
Um dos alertas que o extensionista traz é sobre a atenção dos aplicadores em relação à bula de agrotóxicos.
"Os aplicadores não analisam a bula, ali diz tudo sobre as condições ambientais de aplicação desse produto, o que traz de prejuízo para a saúde humana, animais, do solo, da água, oriento aos aplicadores a terem esse cuidado, quem comercializa esses produtos, também pode dar uma orientação enfática sobre isso".
No início da primavera já houve casos de mortandade de colmeias.
"Já tivemos na primavera mortandade de colmeia, nos outros anos também foi identificado, foi coletado amostras, encaminhados para o laboratório, e identificado o fipronil (princípio ativo de inseticida), que mais mata colmeias no Estado, e proibido pelo Ibama, somente pode ser usado em tratamento de sementes", afirma Rodimar.
Sugestões sustentáveis conforme a Emater
Olhar para a bula para fazer a aplicação correta, no momento correto, e evitar a aplicação na flor;
Aplicar de noite;
Combinar com o apicultor, para fechar suas colmeias, se for necessário aplicar esse produto na lavoura;
Estreitar o relacionamento entre o agricultor e o apicultor;
Manejo integrado de pragas;
Produtos biológicos para controle de insetos, fungos e bactérias, uma alternativa aos agrotóxicos que causam dados para a saúde do ser humano e ao meio ambiente.
Sobre a mortandade das abelhas, o que fazer?
Segundo a FARGS - Federação Apícola do Rio Grande do Sul, em caso de mortandade das abelhas, é necessário seguir as orientações abaixo:
O apicultor registrar as colmeias na IDA - Inspetoria de Defesa Agropecuária;
Fazer um b.o na Brigada Militar;
A Inspetoria Veterinária vai conduzir a questão, e coletar amostras das abelhas;
Enviar para o laboratório para identificar o que aconteceu.
Próximas agendas da Emater em Boa Vista do Incra
Dia 30/10, ação de educação ambiental na praça central referente a polinização;
Curso de como emitir NF Eletrônica para os produtores rurais, pois a partir do próximo ano, será obrigatório. O curso será nos dias 28 e 29 de outubro, na parte da tarde, das 13h30 às 17h.
Curso de boas práticas de aplicação de defensivos agrícolas para a primeira quinzena de dezembro. O curso serve para as exigências que em 2025 os produtores precisarão tanto para compra, quanto para aplicação desses produtos.
A pré-inscrição já está disponível na Emater, e dispõe de 20 vagas.
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta