Notícias

24 de dezembro de 2024
Instituído o Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal
Realizada na terça-feira (05/11) a reunião que instituiu oficialmente o Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, além da formação de seus membros.
Confira o decreto que designa os membros do Conselho, clique aqui!
"Hoje demos um passo bem importante, fiquei muito feliz em nós, junto com a comunidade, discutirmos e vermos que agora sim o nosso sonho está muito perto de se tornar realidade, agora vamos ter um retorno logo em função da demanda não ser extremamente alta, podemos nos tornar referência para os municípios da região", destaca Larissa Hemellyn, membro do Conselho.
A instituição do Conselho, segundo Larissa, impactará no futuro.
"Essa atitude vai refletir lá no futuro, hoje eu trouxe a minha filha, para que ela siga e aprenda desde pequenina para que futuramente ela esteja lutando por essa causa", acrescenta.
Como funciona o trabalho
O trabalho é voluntário e dividido em dois grupos.
Um grupo é mais voltado para pessoas da comunidade, que ajudam com doações;
E o outro grupo é mais fechado, onde são tomadas decisões mais difíceis, conversado sobre valores e formas de arrecadar dinheiro para pagar as castrações realizadas.
"Nossa cidade estava precisando desse movimento, as meninas da ONG fazem um trabalho muito importante há muito tempo, e eu como profissional acompanho elas há muito tempo, e a necessidade do nosso município hoje basicamente é castrar esses animais para diminuir a população, pois tem bastante animais de rua", comenta a veterinária e membro do Conselho, Rô Peukert.
Importância da conscientização sobre os animais
"Vamos trabalhar na imunização desses animais, trabalhar forte na questão de proteção com vacinas, pois a saúde animal anda junto com a saúde humana, é uma questão de saúde pública. Agora isso tudo vai se desenvolver tendo o amparo da administração, então, vamos conseguir muito mais do que já vem sendo feito", completa Rô.
O trabalho do Conselho também serve para orientação da população sobre o que são maus-tratos.
"Manter um animal em uma casinha pequena, no sol, amarrado, isso são maus tratos, esses tutores terão que ser punidos, vamos estudar e fazer leis para que isso aconteça, é nesse ponto que vamos trabalhar, às vezes, muitas pessoas não sabem que isso são maus tratos", conta Rô.
Próximos passos
Após, com a instituição do Conselho Municipal de Proteção e Bem-estar Animal, essa causa terá o amparo legal da Administração Municipal.
"Essa causa terá voz na prefeitura, além de incentivar a comunidade para participar mais e entender a importância dos animais para a nossa vida", destaca o Secretário Municipal de Administração e Planejamento, Kelyton Borba.
Conforme o secretário, o próximo passo é o Conselho criar o seu regimento interno para entrar em uma ação com a prefeitura a fim de buscar sempre o que for necessário para os animais.
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta