Notícias

8 de novembro de 2024
Conscientização é destaque na ação de educação ambiental
O evento voltado à conscientização da educação ambiental ocorreu na quarta-feira (06), na praça central, promovido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, Emater, escolas municipais e estaduais, e Inspetoria Veterinária.
O evento foi no formato de estações, que trataram de temas referentes ao equilíbrio ambiental, reciclagem, agrotóxicos e saúde humana, descarte correto de resíduos sólidos e também de lixo eletrônico - a campanha de recolhimento de lixo eletrônico vai até o dia 30/11.
"Abordamos sobre a proteção das beiras de rios, nascentes, banhados - que preserva a vida de muitos seres vivos importantes para o equilíbrio ambiental, problema da mortandade de abelhas, entre outros, destaca o Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Rodimar Carvalho.
De acordo com Rodimar, a mortandade de abelhas se deve ao uso do fipronil. "Amostras foram coletadas e encaminhadas para laboratório, onde se detectou o inseticida fipronil, proibido pelo IBAMA em aplicação aérea, suspenso temporariamente para que o IBAMA faça as avaliações dos impactos para o meio ambiente, esse inseticida só pode ser usado em tratamento de semente".
Parceria entre entidades
"Como Conselho Ambiental e Emater, pretendemos integrar as cooperativas, empresas e produtores para orientar a fim de que todas as atividades andem juntas, que o apicultor produza seu mel, mantendo a abelha lá para ter todos os benefícios da biodiversidade e o produtor produza seu grão sem maiores problemas", acrescenta Rodimar.
Papel da educação
A Educação é o ponto inicial para a conscientização ambiental, pois é na escola que se aprende sobre os cuidados com o meio ambiente, e a união com as entidades é fundamental para o êxito das atividades.
"O carro-chefe (dos projetos ambientais) desde o ano passado é o programa Recicle Bem, Faça o Bem, que é a coleta seletiva com os ecopontos e ecobags, onde as famílias têm o aplicativo no celular, para acompanhar a pontuação das crianças conforme a colocação dos materiais no ecoponto, ganhando brindes durante o ano", destaca a Secretária Municipal de Educação, Carlize Dalla Nora Pavin.
Assista à reportagem completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta