Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

19 de dezembro de 2024

Diretores falam sobre participação na Mostra Científica Estadual

Boa Vista do Incra esteve representada na Mostra Científica Estadual, no Instituto Flores da Cunha, em Porto Alegre, no início deste mês.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Três de Julho, Rosângela Hasan, revela o sentimento de participar da Mostra.

"Nos sentimos orgulhosos pelos nossos alunos estarem participando, e em vitória dupla, já que as duas escolas estaduais do município foram classificadas, foi emocionante", destaca.

Além da Três de Julho, a Escola Estadual de Ensino Médio Helenita Guimarães Pereira, também se classificou para apresentar seus trabalhos em Porto Alegre.

"O grupo se ajudou, as duas são escolas pequenas, as menores da 9ª Coordenadoria Regional de Educação, (composta por 36 escolas). Nós tínhamos uma poesia, do bicho, uma música sobre o planeta azul e um xote ecológico do Gonzaga", conta o diretor da Helenita Guimarães Pereira, Paulo César.

O trabalho de ambas escolas foi realizado por muitas mãos.

"Nossos alunos representaram muito bem o tema, então, só temos a elogiar todos os envolvidos, pois nada se constrói sozinho, agradecemos o envolvimento dos professores, alunos e pais", salienta Rosângela.

Duas modalidades, uma de trabalho científico e outra artística

Além da pesquisa, foi necessário fazer uma apresentação relacionada ao tema. A Escola Três de Julho abordou sobre o tema: agrotóxico e a saúde.

"Precisamos encaixar uma apresentação artística, para através da apresentação, as pessoas que estivessem assistindo, entendessem o que nós tínhamos pesquisado. A pesquisa levantou o problema, 'será que temos como usar o agrotóxico e diminuir os efeitos para a saúde?'", revela Rosângela.

Conforme a diretora, o agrotóxico é um mal necessário. "Como nós podemos fazer para amenizar os malefícios para a saúde? Então, foi nesse sentido que os alunos trabalharam".

Inaugurada a quadra coberta de esportes em Boa Vista do Incra

Já a Escola Helenita Guimarães Pereira apresentou sobre os quatro elementos e o ser humano.

"O tema sustentabilidade, tinha como proposta a equidade, no nosso caso, era ar, terra, água, fogo, os quatro elementos e o ser humano. É um tema que vem sendo trabalhado no ensino médio, o desafio era pegar o trabalho e inserir a parte artística", conta Paulo César.

Embora as escolas sejam pequenas comparadas as outras escolas participantes, Rosângela reforça que isso não é um empecilho para os alunos.

"O tamanho da escola não indica que você não vai conseguir, numa competição estadual, uma escola pequena conseguiu se destacar, pois é o aluno que faz a escola, então, esse é um exemplo que eles devem seguir", finaliza.

Assista à entrevista completa aqui! 

Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

 

 

Compartilhar
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir