Notícias

7 de janeiro de 2025
Emater projeta as safras de milho e soja para Boa Vista do Incra
O chefe do escritório da Emater em Boa Vista do Incra, Rodimar Carvalho, falou ao Programa Conexão desta terça-feira (07) sobre as projeções para as safras de milho e soja no município.
Segundo Rodimar, a expectativa inicial do milho é em média de 9.400 kg por hectare, esse dado será ajustado. E de soja, a expectativa inicial é em média de 3.800 kg por hectare (60 sacas em média).
"O planejamento proposto pela Emater para 2024, foi cumprido em 90%, como: trabalho com solos, agroindústrias e políticas públicas voltadas ao público rural", destaca.
De acordo com Rodimar, a previsão do tempo para os próximos dias não é favorável para as lavouras do município.
"O La Niña está agindo de forma fraca, as previsões do tempo não são boas. Para os próximos dias marca chuva, porém, muito fraca".
Ele comenta ainda que Boa Vista do Incra conta com 33.600 hectares de soja e 2.300 hectares de milho.
Projeções para o milho e a soja
"O milho plantado em agosto/setembro, desenvolveu bem, pois teve chuvas regulares, não teve problema de polinização, teve uma boa espiga, mas nas últimas semanas, com a falta de chuva, está prejudicando o enchimento de grãos, e a qualidade da silagem", salienta.
Já a soja está em mais de 50% em período de floração.
"Percebemos algumas manchas na soja, onde o solo é mais arenoso, mais compactado, devido ao estresse hídrico".
Conforme Rodimar, Boa Vista do Incra conta com 900 hectares de milho para silagem, representando 40% da área de milho no município. "De 25% a 30% do milho já foi cortado para a silagem".
Levantamento de outras culturas no município
Segundo Rodimar, o município possui outras culturas como: amendoim, batata-doce, cebola, feijão-preto, melancia, melão, moranguinho, aveia branca, canola (1.500 hectares), trigo (6.500 hectares), cana-de-açúcar, mandioca, pêssego e uvas.
"Acredito que no próximo ano essa área (de trigo) vai baixar muito, pois a produção deste ano ficou muito aquém, as quebras decorrentes de uma semana de chuva excessiva influenciou no tratamento do trigo, a produtividade caiu muito, a média do município ficou em 35 sacas por hectare, a projeção inicial era de 60", alerta Rodimar.
Aplicativos para auxiliar o produtor:
Rodimar indica ainda dois aplicativos para auxiliar o produtor na gestão da sua lavoura.
ZARC Plantio certo: compila todas as portarias lançadas pelo governo referente ao zoneamento agroclimático, ou seja, qual é o melhor período para plantar soja e milho, de acordo com o tipo de solo que o produtor tem;
NoteCam: registro fotográfico, que permite as coordenadas do local, data, e também inserir observações.
Planejamento da Emater para 2025:
Confira abaixo as prioridades da Emater para este ano, segundo Rodimar:
Solos: "na minha visão estamos perdendo muita produtividade por erros no manejo do solo, principalmente na correção da acidez, e da falta de palhada, de cumprir com o plantio direto. Vamos estar propondo para a nova administração, projetos voltados a isso";
Bovino de leite: "tivemos uma diminuição de 2023 para cá, de produtores que deixaram a atividade, atualmente são 70 produtores de leite entregando para as indústrias";
Segurança alimentar: "para fortalecer e incentivar a produção de alimentos para o próprio consumo";
Sementes: "temos um lugar na Emater que produzimos algumas plantas para distribuir mudas, a gente aceita também produtores que tenham sementes e queiram doar, a gente organiza para distribuir";
Agroindústrias: "temos duas formalizadas no município, uma é a Antonello de panificados, e a Cabanha Ventana na área dos lácteos. Iniciamos neste ano a organização do Apiário Camargo, uma indústria de mel, onde abre um mercado para vender com segurança, pois queremos futuramente cadastrar como Selo Arte que permite vender no país";
Políticas públicas: "seguir com o acesso às políticas públicas que a Emater ajuda a levar para o campo".
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta