Notícias

23 de janeiro de 2025
A tecelagem de lã como oportunidade de renda para as famílias
A lã de ovelha como oportunidade de renda é um dos objetivos do curso de tecelagem de lã do Senar em parceria com a Administração Municipal.
O curso começou na segunda-feira (20) e ocorre até a sexta-feira (24) no Clube de Mães do município.
"Esse curso de tecelagem com lã de ovelha, vem para fazer toda a transformação desta matéria-prima, que é a lã, que chega na comunidade a lã suja, e a partir deste momento, a gente faz a lavagem, toda uma limpeza, que são em duas etapas: primeiro a lavagem, e após, abre a lã e carda, e depois vai para a fiação. Esse curso vai até o momento de fiar e fazer alguns produtos básicos", destaca a instrutora do curso, Márcia Duran.
A instrutora comenta ainda sobre a satisfação de transformar a lã, que muitas vezes é descartada de forma incorreta.
"É uma satisfação ver esse produto ser transformado nas comunidades onde muitas vezes esse produto é jogado fora, além dessa transformação, trazemos a opção das pessoas nunca queimarem a lã, pois para o meio ambiente, não é algo favorável. A lã serve como adubo orgânico de altas propriedades e como cobertura de solo".
De acordo com Márcia, o Senar dispõe de mais de 100 cursos para os produtores rurais.
"Trazemos tecnologia para as pessoas terem menos trabalho e ser um serviço mais prazeroso, e isso agregar valor ao produto e talvez até agregar renda para as famílias. Os cursos são oferecidos pelo Sindicato Rural e Boa Vista do Incra é atendido por Cruz Alta, e a prefeitura traz os cursos até aqui, basta pedir o curso que é da preferência da comunidade".
Presidente do Sindicato destaca serviços oferecidos pela entidade
A parceria entre o Senar e o poder público acontece há anos, e segundo o Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Joceli Jaques, tende a continuar.
"A parceria com o Senar já vem de tempos e o novo governo vai estreitar ainda mais esse laço para que a gente possa trazer mais oportunidades para a nossa comunidade, e precisamos fomentar e incentivar cada vez mais a agricultura familiar".
O secretário adianta que haverá outros cursos em parceria com o Senar, "haverá outros, já existe um cronograma que a gente vai procurar ver voltado para a parte tecnológica, voltado à nota eletrônica, introdução da informática no meio rural, então, tem segmentos importantes para explorarmos".
Boa Vista do Incra presente na Expodireto Cotrijal
Sobre a Expodireto Cotrijal, que o município participa com exposição de artesanatos, o secretário reforça o compromisso de seguir auxiliando os expositores. "O nosso município sempre está presente, e neste ano não será diferente, a gente vai incentivar e conversar mais com os Clubes de Mães, para que a gente possa dar essa ajuda para eles divulgarem e comercializarem seus produtos".
Já a Instrutora de Artesanato, Marli Peukert, que participa da feira há anos, comenta sobre a importância dos cursos do Senar. "São cursos de qualidade. E no curso de bonecos de pano do Senar, foi onde aprendi a fazer as ovelhas e são meu carro-chefe de vendas na Expodireto. Por isso, a importância de aproveitar os cursos, pois o aprendizado é tudo".
Além da capacitação, a socialização também é importante para o participantes dos cursos.
"O curso é uma forma de interagir com as pessoas, de sair de casa. Procurem no CRAS, pois também temos cursos, é uma tarde que você passa de conversa, de aprendizado. Vamos apresentar nosso artesanato de qualidade, as pessoas sempre procuram, temos a nossa vaga garantida na feira devido à qualidade do nosso trabalho".
Assista às entrevistas completas!
Instrutora do curso, Márcia Duran, em demonstração.
Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Joceli Jaques, em entrevista ao Portal Conecta
Instrutora de Artesanato, Marli Peukert, em entrevista ao Portal Conecta
Instrutora do curso, Márcia Duran, em entrevista ao Portal Conecta
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta