Notícias

26 de março de 2025
Secretário fala sobre o 20º Baile da Mulher
O 20º Baile da Mulher ocorrerá na sexta-feira (28) no CTG Rancho Grande, a partir das 19h30.
"Em decorrência do Decreto de Situação de Emergência, havia a possibilidade de não fazer o baile, um momento difícil, início de um novo governo, ainda não estávamos a par da situação financeira do município. Mas tivemos muito trabalho e empenho, fizemos de uma forma diferente, contamos com o auxílio muito grande da comunidade, que estão apoiando para a realização do evento", destaca o Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Joceli Jaques.
A programação inicia com abertura a partir das 19h30, após, apresentações da Assistência Social, escolha da corte, coquetel e baile.
O Secretário adianta que haverá transporte para as mulheres que residem no interior, e que será permitida a entrada de meninas a partir dos 14 anos, desde que acompanhadas pela mãe.
Cogemas Amaja
Recentemente Joceli Jaques foi eleito vice-presidente do Cogemas Amaja - Conselho dos Gestores Municipais de Assistência Social do Alto Jacuí.
A Secretária de Assistência Social de Cruz Alta, Michele Gomes, é a presidente.
"É bem importante, pois todos os direcionamentos, recursos, que vem do Governo Federal para a área social da região da Amaja, passa pelo Cogemas, então, é uma responsabilidade muito grande", conta Joceli.
O mandato é de dois anos, podendo ser reconduzido novamente ao cargo.
Encontros das comunidades
Foi realizado na terça-feira (25) o encontro quinzenal de todas as comunidades do interior que participam dos projetos do CRAS, como artesanato, para um momento de confraternização.
"Mais de 50 mulheres participaram do encontro, onde teve atividades, brincadeiras, é uma forma de estimular as atividades e também para gostarem do que estão fazendo", complementa.
Projetos sociais
Além do artesanato, a Assistência Social dispõe de projetos como ballet infantil, alongamento e música, que inclui: violão, guitarra, teclado, bateria e canto, que podem ser realizados ao turno inverso escolar.
"Queremos implantar o curso de corte e costura, já estamos no processo de comprar as máquinas com recurso vinculado, e também pretendemos abrir cursos a noite para contemplar quem trabalha durante o dia", comenta o secretário.
Bolsa Família e Projetos Habitacionais
"O Bolsa Família é um programa base para todos os projetos sociais do município, então se você quer ter direito a algum benefício social do município, é preciso estar cadastrado no Bolsa Família. Mesmo que a pessoa não tenha direito de receber o benefício, desde que ela se enquadre nos requisitos de renda, ela pode participar, fazer seu cadastro único, deixar ele ativo no município, e quando houver algum projeto social, principalmente voltado a habitação, ela pode se enquadrar", explica Jaques.
O secretário destaca ainda sobre uma reunião com a Caixa Econômica Federal, em Passo Fundo, onde foram tratados assuntos referentes ao projeto das casas habitacionais.
"Estivemos em Passo Fundo em reunião com a Caixa, fazendo ajustes, é um processo demorado, pois não é do dia para a noite, as coisas estão acontecendo, mas o primeiro passo, é fazer o cadastro único, deixar ele ativo no município, e manifestar o interesse de participar do projeto habitacional", acrescenta.
A Secretaria de Assistência Social e Habitação também está realizando uma campanha de arrecadação de móveis e eletrodomésticos usados, para direcionar às famílias que precisam.
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta