Notícias

9 de maio de 2025
Dia D de Vacinação contra a Gripe é neste sábado (10)
O Dia D de Vacinação contra a Gripe será neste sábado (10) na Unidade Básica de Saúde, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
O foco do Dia D é para os grupos prioritários:
Crianças menores de seis meses e maiores de seis anos;
Gestantes;
Puérperas;
Idosos a partir dos 60 anos;
Pessoas com deficiência permanente;
Diabéticos;
Hipertensos;
Pessoas com problemas respiratórios, renais e neurológicos;
Professores;
Funcionários da saúde;
Funcionários dos Correios.
Conforme a Técnica de Enfermagem e Coordenadora de Vacinações, Eliane Maciel, durante o mês a vacina será liberada para outros grupos.
"A procura para a vacinação está média, em alguns grupos a procura está baixa, e são principalmente esses que a gente precisa focar, sábado o dia todo teremos uma equipe disponível, principalmente os pais que trabalham fora e têm crianças, é uma oportunidade também de revisar as carteiras de vacina", destaca Eliane.
Segundo a técnica de enfermagem , a meta é de 95% para cada grupo prioritário, e que a baixa procura está principalmente para crianças menores de seis anos.
No sábado, além da gripe, é possível fazer alguma vacina que está atrasada dentro do calendário vacinal.
"Pedimos para as pessoas comparecerem e aproveitarem essa oportunidade para poder se vacinar, ainda mais que a gente entra agora em um período mais vulnerável das doenças respiratórias", reforça a Enfermeira e Coordenadora de Programas, Alice Dobrachinski.
Alice comenta sobre um dos mitos que norteiam a vacina da gripe.
"Eu quero desmistificar alguns comentários que a gente escuta, que a vacina da gripe, dá gripe. Isso é um mito, a vacina da gripe não causa gripe, o que pode acontecer é que você já esteja com o vírus no organismo, então, acontece porque ela é de um vírus inativo, então, não tem como ativar uma doença", explica.
Conforme Eliane, a princípio serão duas equipes volantes no interior dependendo do clima. Se chover, o Dia D será somente na Unidade Básica de Saúde, e outra data será divulgada para a vacinação com as equipes volantes, bem como, na Unidade.
Ela comenta ainda que a formulação da vacina inclui a influenza b, a H1N1, e a H₃N₂.
"Está tendo bastante casos de H1N1, então, frisamos que quando estiver bem, já venha fazer a vacina, teve agora H1N1, passou os sintomas e está bem? Pode vir fazer se está nos grupos prioritários".
A vacina da gripe, segundo Alice, tem várias cepas diferentes, por isso, ela é anual. "Todo ano ela é refeita, ela nunca é igual de um ano para o outro, então, por isso, a importância de se vacinar anualmente".
A sala de vacina da Unidade Básica de Saúde funciona das 8h ao meio-dia, e das 13h30 as 17h30, de segunda a sexta.
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta