Notícias

19 de maio de 2025
Seu Rozauro e Dona Izaia celebram 70 anos de matrimônio
O ano era 1955, quando Seu Rozauro e Dona Izaia uniram-se em matrimônio. Neste dia 19 de maio, o casal completa 70 anos de casados. O início dessa trajetória foi em Cruz Alta. Hoje, ele com 95 anos e ela com 87 anos.
"Meu pai inventou de ir para Cruz Alta, fomos, chegamos em Cruz Alta, eu não tinha 15 anos ainda, com oito dias, comecei a trabalhar como faxineira", lembra Dona Izaia.
Ela complementa, "conheci ele, e com 16 anos, nós noivamos, e dali dois anos, nós casamos, eu não tinha 18 anos feitos, e ele tinha 25 anos".
Seu Rozauro lembra,"deu a coincidência, que o emprego dela era perto, então, íamos juntos de manhã cedo quando ela ia para o serviço".
De Cruz Alta, o casal foi morar na localidade do Pontão, onde mais tarde tiveram que deixar o local, devido à construção da Barragem do Passo Real.
Sendo assim, seu Rozauro e Dona Izaia, fazem parte das famílias que foram reassentadas em Boa Vista do Incra–RS, em 1970, ou seja, há 55 anos residem no município.
Como foi a criação do Clube Independente.
"O clube, começou ali em um banhado, porque não tinha campo e meus filhos gostavam de futebol, e o Rozauro sempre jogou. Tem muito suor e trabalho aqui, eu lavei camiseta para o Independente por meses de graça para poder começar a fazer a massa", conta Dona Izaia.
Sobre a vida em comunidade e a criação dos seis filhos (dois em memória), o casal conta com orgulho os ensinamentos compartilhados, sendo que a cumplicidade, o diálogo e o respeito são pilares fundamentais para a família e para a sociedade.
"Criamos nossos filhos com a educação que a gente pôde dar, nós sempre trabalhamos, eu trabalhei muito na lavoura quando vim para cá, porque era um grupo em nove pessoas para adquirir as coisas, um trator só trabalhava noite e dia", comenta Izaia.
"Meus filhos com certeza são bem criados, porque respeitar as pessoas, eles sabem", conta Rozauro.
Segundo seu Rozauro e Dona Izaia, o diálogo, o respeito e a união, são valores essenciais para a construção de um bom relacionamento entre os casais.
"A gente tem que pensar, conversar, e não querer ser mais do que os outros, pois, o ser humano é igual", completa Rozauro.
Assista à história completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro e Lucas Ribeiro | Jornalistas do Portal Conecta