Notícias

14 de fevereiro de 2025
Abertura do ano letivo na rede municipal de Boa Vista do Incra
A abertura do ano letivo na rede municipal de Boa Vista do Incra iniciou no dia 12/02 com formações pedagógicas, e se estende até o dia 14/02.
O primeiro dia contou com palestras sobre educação antirracista, questões ambientais e relacionadas e temas relacionados a crianças com necessidades especiais.
"Boa Vista do Incra me recebeu de portas abertas para aplicar a proposta de educação antirracista. A Pneerq é uma política nacional de educação étnico-racial.", destaca a professora e palestrante, Carla Speth.
Na oportunidade, a palestrante explanou sobre os materiais didáticos que virão durante esse ano, onde os professores poderão abordar sobre os temas étnico-raciais.
Conforme Carla, será oferecida uma bolsa para os professores que tiverem interesse em cursar uma capacitação da docência étnico-racial, on-line e gratuita, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). As inscrições estão abertas até o dia 20 de fevereiro.
"O MEC quer que a gente trabalhe o ano todo com o tema, porém, antes não tínhamos um suporte, agora, serão enviados materiais de literatura infantil, livros didáticos com a temática de educação étnico-racial. Os professores aqui tinham a carência desses materiais didáticos, mas ao longo deste ano, vamos conseguir ter isso", acrescenta.
A Secretária Municipal de Educação, Rosangela Hasan, explica sobre a programação da formação pedagógica dos professores, para o ano letivo de 2025.
"Temos uma formação com toda a comunidade envolvida com a educação, palestras com temas sobre crianças com necessidades especiais, e as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), apresentação da proposta da secretaria para os professores, e na sexta, os professores vão para as suas escolas para começar a preparação para a acolhida dos alunos, além disso, teremos reunião com os pais para eles ficarem a par das propostas apresentadas pelos professores".
A secretária pontua ainda sobre a importância da preparação dos professores para trabalhar com crianças que possuem necessidades especiais.
"Precisamos aprender a trabalhar com essas crianças para poder acolher elas de forma mais efetiva, que ajude na aprendizagem delas".
Assista às entrevistas completas aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta