Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

20 de fevereiro de 2025

Assistência Social realiza reunião com beneficiários do Bolsa Família

Na manhã desta quinta-feira (20) os beneficiários do Programa Bolsa Família participaram de uma reunião promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação

Atualmente 188 pessoas estão cadastradas no Programa e recebem o benefício.

Além de receberem informações da Secretaria, os beneficiários também receberam informações da Secretaria Municipal de Saúde, Emater e Senar.

O Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Joceli Jaques, comenta sobre a importância de oportunizar cursos através do Senar, voltados a agricultura familiar.

"O maior desafio do gestor público hoje é encontrar meios de ajudar a sua comunidade, ou seja, ofertar algo novo, para com isso, as pessoas terem uma fonte de renda", explica Jaques.

A tecelagem de lã como oportunidade de renda para as famílias

Além disso, o secretário falou sobre o trabalho que a Emater desenvolve no município.

"A Emater exerce um brilhante trabalho para o nosso município, prestando apoio técnico para os pequenos e médios produtores, procurando novidades e trazendo inovações para a área agrícola".

Conforme Jaques, a Secretaria está propondo novas formas de incentivar que os beneficiários do Bolsa Família participem mais dos projetos sociais.

"Não podemos colocar condicionalidades para o Programa em âmbito municipal, pois vem do Governo Federal, mas procuramos criar meios para que as pessoas estejam presentes nos cursos. Lancei um desafio para os beneficiários se envolverem nos projetos sociais". 

O Secretário destaca também o desejo de transformar a Secretaria de Assistência Social, em Desenvolvimento Social.

"Gostaria de conversar e propor ao prefeito para ser Secretaria de Desenvolvimento Social ao invés de Assistência Social, pois acredito que precisamos criar meios não só de assistencialismo, mas de desenvolvimento para criar e capacitar para trazer novas oportunidades para as pessoas".

Programa Mãe Gaúcha

O Programa busca atender gestantes em situação de vulnerabilidade social, por meio da entrega de itens essenciais para os primeiros dias de vida da criança.

De acordo com Jaques, o município aderiu a essa Programa, uma iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul.

"A Primeira-Dama, Jucélia Medeiros, e a coordenadora do CRAS, Paloma Campos, foram buscar kits do Programa Mãe Gaúcha em Santa Maria, onde vamos contemplar algumas mães do município com materiais iniciais como fralda e roupinha do bebê. Por isso, é importante a atualização do Cadastro Único. Toda mulher que estiver grávida, que faz parte do Cadastro Único, atualize seu cadastro para fazer parte desse Programa".

Assista à reportagem aqui!

Registros da reunião

Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

Compartilhar

Mais lidas

Nenhum item encontrado.

Redes sociais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir