Notícias

26 de novembro de 2024
Câncer de próstata é o segundo mais comum em homens
O Novembro Azul começou em 1999 na Austrália, quando um grupo de amigos deixou o bigode crescer para conscientizar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata.
"A gente vê cada vez mais os homens vindo na consulta para prevenção da saúde, anos atrás a gente percebia que só a mulher vinha. Agora o homem vem espontaneamente e muitas vezes é trazido pela mulher. Mas a cada ano aumenta a adesão da campanha do câncer de próstata", destaca o urologista Dr. Jorge Westphalen.
Novembro Azul: cresce a procura dos homens por exames
Por que existe a conscientização do câncer de próstata?
Segundo o Dr. Jorge, é o segundo câncer mais comum no homem, só perde para o câncer de pele não melanoma, (exposição ao sol).
Além disso, atualmente o câncer de próstata é mais de 90% das vezes curável desde que feito o diagnóstico precoce e feito o tratamento adequado.
"Descobrir precocemente para poder tratar e seguir a vida normal como se não estivesse com o câncer", acrescenta.
Quando fazer os exames de prevenção?
A partir de 50 anos, os homens têm que fazer o exame de PSA.
"Tinha muito preconceito sobre o toque, muitos pacientes me falaram que se soubessem que era assim, já tinham vindo antes, é um preconceito bobo, mas ainda existe um pouco", comenta Dr. Jorge.
Conforme o especialista, para quem tem histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata, mãe ou irmã com câncer de mama, ou é da cor negra, os exames devem ser realizados a partir dos 45 anos, uma vez por ano.
"O tratamento do câncer de próstata é individualizado, de acordo principalmente com a vontade do paciente e da família", reforça.
O Dr. ainda salienta que é importante escolher um mês e fazer uma revisão da saúde (check-up).
"Hoje só morre de câncer de próstata quem quer, é só fazer a prevenção e se for o caso, trata".
Assista à entrevista completa aqui!
Dr. Jorge Westphalen em entrevista ao Programa Conexão
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta