Notícias

30 de janeiro de 2025
Conheça o Troca-Troca para sementes de milho e sorgo
O Troca-Troca é um programa do Governo do Estado voltado para aquisição de sementes de milho e sorgo.
Conforme o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Incra, Alexandre Rüdell, as sementes estão classificadas em cinco grupos.
Grupo 1: é voltado às sementes de sorgo, como o sorgo forrageiro, sorgo de silagem, sorgos graníferos;
Grupo 2: são os milhos convencionais, milhos que não têm uma transgenia, é um milho mais comum;
Grupo 3: dos milhos transgênicos ao glifosato, eles têm essa resistência ao glifosato;
Grupo 4: é o que mais tem saída, é o grupo de milho com resistência a lagarta e ao glifosato, tecnologia maior e custo mais agregado;
Grupo 5: milhos de alta tecnologia, que têm tratamento de semente industrial, com valor agregado um pouco maior.
O Sindicato busca cumprir a demanda segundo a necessidade do agricultor
"O período de pedido de semente começa geralmente de março a maio, mas varia conforme o Governo do Estado, que abre para as empresas colocarem os milhos a disposição dos agricultores, quando está tudo ok, o governo sinaliza o Sindicato sobre as variedades de milho e sorgo que estão disponíveis para fazer os pedidos", explica Alexandre.
Como funcionam os subsídios
"Em um ano normal, a semente do Troca-Troca tem um subsídio do Feaper que é de 28% sobre o valor da semente, então, é uma ajuda ao agricultor. Excepcionalmente esse ano, o Governo do Estado deu um subsídio no valor da transgenia, que na verdade é o maior valor da semente. O custo maior da semente, é o custo da transgenia", destaca.
Excepcionalmente neste ano, teve esse desconto, conforme Alexandre, tem casos que o agricultor paga 30% do valor que o Sindicato repassava a semente.
"Até por questão das enchentes do Rio Grande do Sul, o Governo do Estado deu esse subsídio para auxiliar o agricultor e pecuarista, a maioria do pessoal que pega a semente, planta para silagem, ou para grão, sorgo para pastagem".
De acordo com Alexandre, a procura pelas sementes diminuiu nos últimos anos.
"Atendemos em torno de 50 a 60 agricultores a cada ano, com a diminuição dos pecuaristas, vem baixando o número de agricultores que vem buscar essa semente no Sindicato".
Para a prestação de contas do Troca-Troca, é necessário as assinaturas dos agricultores que pegaram as sementes. "Por conta desse subsídio que o governo deu no valor da transgenia, ele quer uma prova de que o agricultor está recebendo esse desconto".
Programa de forrageiras
O Programa de Forrageiras é elaborado pela Emater, e está na fase da criação do projeto por parte do Sindicato.
"Nesse Programa fazemos um pedido de sementes de forrageiras para pastagem de verão e de inverno. Entre elas, semente de aveia, aveia preta e aveia branca, azevém, trigo, trigo pastoreio, e de verão: milheto e capim-sudão".
Os agricultores podem ir até o Sindicato comunicar o interesse em adquirir as sementes.
"Esse Programa tem subsídio de 50% no valor da semente, é mais uma ajuda que através do Sindicato o agricultor consegue acessar, esse benefício que o Governo do Estado nos traz".
O pagamento do Programa Forrageiras fica estendido para fevereiro de 2026.
Para mais informações entre em contato com o Sindicato no (55) 9 8129-0990.
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta