Notícias

25 de julho de 2025
Gerente do Sicredi atualiza informações da cooperativa
A Gerente da Agência Sicredi em Boa Vista do Incra, Cintia Copetti, atualizou informações no Programa Conexão de terça-feira (22), sobre o Plano Safra e algumas ações que a cooperativa está organizando para esse semestre no município.
O Plano Safra foi divulgado neste mês de julho, e conforme Cintia, as principais alterações são referentes as taxas de juros, Pronaf, Pronampe e para demais produtores da agricultura empresarial.
O Pronaf saiu de 6% para 8%, o Pronampe de 8% para 10%, e a agricultura empresarial de 12% para 14%.
Segundo a Gerente, o Sicredi já está com os recursos disponíveis, iniciando as contratações em agosto. Os produtores podem procurar a agência, mas primeiramente, é necessário realizar a sua atualização de cadastro.
"A lavoura é uma empresa que demanda muito do produtor rural, que além do operacional do dia a dia, tem toda a gestão por trás, pois para o produtor não tem sábado, domingo e feriado, e o nosso papel é poder apoiar e entender esse momento do produtor, pois sabemos dos desafios em mais um ano", destaca Cintia.
Sicredi distribui R$ 676 mil de lucro para Boa Vista do Incra
Cintia acrescenta que mesmo sem recursos externos, a cooperativa está trabalhando em prorrogações para o produtor rural.
"Hoje, o que realizamos, foi algo da cooperativa mesmo, uma prorrogação pelo Pronaf, Pronampe, e demais produtores, nas condições de três anos a prorrogação dos custeios, até se vir uma alternativa melhor, para podermos aguardar orientações e enquadrar os produtores".
Programações para esse semestre
Segundo a gerente, para esse semestre estão previstas programações como encontros com as comunidades, e um evento voltado às mulheres para reunir o comércio local de vestuário e calçados.
O primeiro encontro com as comunidades será no dia 07 e agosto, à noite com jantar, reunindo os munícipes do Anexo A e B no Salão da Comunidade Independente.
"A ideia é uma troca, aproximação, ouvir a comunidade, levar informação, e essa troca traz o crescimento. O principal objetivo é estar próximo e auxiliar no crescimento das comunidades. Ter o feedback da comunidade para atender as necessidades com produtos e serviços", salienta Cintia.
Já o evento para reunir o comércio de vestuário e calçados, será realizado no Salão Paroquial, sem data definida, pois ainda está em fase de estruturação.
"Vai ser um evento com diferencial grande de agregar renda para o comércio e principalmente reunir as mulheres para um momento de confraternização, troca e amizade que é bem importante", comenta.
Assista à entrevista completa!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta