Notícias

14 de fevereiro de 2025
Lançamento do Livro Um Fandango no Capão Grande será no dia 08/03
O lançamento do Livro Um Fandango no Capão Grande, será no dia 08 de março, às 15h, no auditório da Casa da Cultura Justino Martins, em Cruz Alta.
"É um prazer estar em Boa Vista do Incra, me sinto em casa aqui. Estive aqui há três anos fazendo uma palestra sobre a escola e sobre a comunidade do Incra, desde a fundação da Estância da Boa Vista, fundada em 8 de janeiro de 1849. Tem uma longa história essa fazenda que passou por vários proprietários", destaca o escritor e historiador, Claudio Varones.
Autor do livro Um Fandango no Capão Grande, Claudio, comenta a importância de manter viva a história do Casarão em Boa Vista do Incra.
"O Casarão tem muita história para Boa Vista do Incra. A administração está de parabéns por ter a visão de restaurar esse Casarão histórico".
Conforme o escritor, o avô (pai da mãe) de Érico Veríssimo, residiu no Casarão, onde foi proprietário e o vendeu em 1907.
Jeanette Ferreira da Costa, considerada a rainha do acordeon no Rio Grande do Sul, nasceu no Casarão, segundo Claudio. Ela faleceu no dia 04 de abril de 2017 em Cruz Alta.
Por que escrever Um Fandango no Capão Grande?
"Com cinco anos, acompanhava meu pai nos cortes de cabelo que ele fazia na Comunidade do Capão Grande, e eu já ouvia as proezas do Fandango do Capão Grande e gravei na minha mente desde criança, posteriormente, fui estudar, e fazia entrevista com o meu pai e anotava pequenos relatos do que aconteceu naquela época, dos anos 40, no Capão Grande".
Em 2002, Claudio encontrou todas as suas anotações desses relatos. "Agregamos todo esse conteúdo, montamos os personagens da época, e montamos o Fandango do Capão Grande, é uma história verídica, não tem criacionismo, tudo o que está escrito é verídico, aconteceu mesmo", conta.
O que está no conteúdo do livro, conforme o escritor, é relacionado aos bailes de campanha, como funcionava e com fotos datadas de 1920, e também as surpresas que aconteciam na época.
"A Comunidade do Capão Grande é bem antiga, ela pertencia à Fazenda Santo Izidro, começava no Ivaí e findava em Fortaleza dos Valos em 1810, e partir daí, foi se repartindo as estâncias através dos herdeiros, inclusive aqui na Boa Vista, doada para o José Lopes da Silva em 1840, que ia se casar com a filha do Antônio Ipiaí, proprietário da grande estância Santo Izidro", lembra.
Para participar do lançamento do livro é preciso confirmar a presença até o dia 25/02 no (55) 9 9661-3805.
Assista à entrevista completa!
Entrevista de Claudio Varones ao Programa Conexão
Registros do arquivo pessoal do escritor e historiador Claudio Varones
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta