Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

6 de dezembro de 2024

O que você precisa saber sobre prematuridade

A classificação da prematuridade ocorre em bebês que nascem com menos de 37 semanas.

Prematuros tardios de 34 a 36 semanas e seis dias;

Prematuros moderados de 32 a 34 semanas;

E prematuros extremos abaixo de 32 semanas.

O ciclo normal da gestação é de 40 semanas.

A Enfermeira e Consultora em Amamentação, Natana da Rosa, estuda prematuros há muitos anos, e agora, mais focada na área, atende esses pacientes.

"Quanto mais prematuro ele for, mais dificuldades ele pode enfrentar, mesmo tendo peso (como os moderados e tardios), dificuldades de respiração e de amamentação", destaca.

Mesmo que o bebê tenha baixo peso, o leite materno é fundamental para o desenvolvimento dele.

"O bebê pode vir com baixo peso ao nascer, pode ter um pouco mais de dificuldade para ganhar esse peso, mas não podemos esquecer que o padrão ouro de alimentação desse bebê é o leite materno", salienta Natana.

Fatores de risco para a prematuridade

Conforme a enfermeira, assim que descoberta a gestação, a mulher já deve começar o pré-natal, a fim de descartar qualquer fator de risco.

Porém, a prematuridade pode ocorrer nas seguintes condições:

Infecções urinárias repetitivas;

Diabete gestacional;

A gestante ter menos de 16 anos;

Pré-eclâmpsia (alteração na pressão arterial da gestante), geralmente ocorre após às 20 semanas. Os exames de pré-natal detectam esse risco, mas a mulher que desenvolve a pré-eclâmpsia, arrisca ter um bebê prematuro.

Secretária de Saúde fala sobre agendas em Brasília

Doação de leite materno

"Quando os bebês nascem prematuros, eles vão ter algumas particularidades, ou ele vai dar alta com a família, ou pode ficar internado um tempo a mais em uma UTI neonatal", aponta Natana.

Aqui na região, o Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) tem o banco de leite. Conforme a enfermeira, todas as mulheres que amamentam são possíveis doadoras de leite materno.

"Cada litro de leite doado tem capacidade para amamentar até dez bebês, ele mama em menos quantidade do que o bebê atermo", acrescenta.

Como doar leite materno

Primeiro é necessário entrar em contato com o banco de leite. A enfermeira Natana pode fazer esse contato para as mães que têm interesse.

"O banco de leite passará os exames necessários. Bebês menores de seis meses, os exames podem ser do pré-natal, podem ser enviados até por foto para cadastrar no banco do leite, e a doação pode ser realizada através da Secretaria Municipal de Saúde", reforça Natana.

Uma dica para os pais

"A dica é ter paciência com o bebê prematuro, pois ele precisa de alguns cuidados na amamentação. Esse bebê vem com menos bochecha, e, é preciso dar mais estabilidade para esse bebê para que ele consiga mamar melhor, e também procurar profissionais que possam ajudar nesse momento", finaliza.

Assista à entrevista completa aqui!

Enfermeira e Consultora em Amamentação, Natana da Rosa, em entrevista ao Programa Conexão

Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

 

 

 

Compartilhar

Mais lidas

Nenhum item encontrado.

Redes sociais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir