Notícias

7 de fevereiro de 2025
Patrícia Vesz está entre 7 professores do Brasil no Projeto Ideias Inspiradoras
A Diretora da Escola Brasilina Abreu Terra, Patrícia Vesz, esteve na Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, representando Boa Vista do Incra, no projeto ideias inspiradoras.
Ao todo, foram selecionados sete professores no Brasil para uma entrevista online gravada em estúdio, enviada ao Ministério da Educação, e que estará disponível em breve.
Foram convidados professores do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Santa Catarina, e Minas Gerais.
"Durante o ano de 2024, a escola participou de avaliações formativas, onde os alunos responderam por meio de provas escritas questões de língua portuguesa e matemática", explica Patrícia.
Segundo a professora, participaram alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
"Dentro dessa proposta, vem a calhar com o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada - CNCA, que vem para contemplar essas ações no processo de ensino de aprendizagem. Então, foram realizados ciclos de aplicação dessas avaliações durante o ano passado", acrescenta.
Patrícia afirma que a participação das famílias foi primordial para as avaliações.
"A escola sempre prima pela parceria com a família, a escola só se fortalece ainda mais quando a família está junto, toda a equipe da coordenação pedagógica, titulares, professores e pais, estiveram envolvidos nessa proposta".
Como foi o convite para participar do Projeto
"A Secretaria Municipal de Educação fez a adesão da escola para participar desse Programa, que foi por meio do CAED, uma instituição autônoma que faz parte da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG", conta.
No início desse ano, a escola recebeu o convite para o relato sobre como foram desenvolvidos as avaliações formativas.
"O relato precisava ser elaborado da noite para o dia, pois precisava ser entregue no outro dia. Foi entregue no dia 08 de janeiro o relatório, e no dia 09 de janeiro recebi uma mensagem do CAED convidando para uma entrevista online, gravar essa entrevista em estúdio no CAED".
Conforme a professora, foram poucos os municípios selecionados, dentro dessa seleção, duas pessoas do Rio Grande do Sul, ela e a professora Claudia, diretora de uma escola de ensino fundamental de séries iniciais do município de Bozano.
Sentimento de participar do Ideias Inspiradoras
"Eu enquanto gestora, professora, apaixonada pela educação, me dispus a fazer essa trajetória de poucos dias, mas foi muito importante porque eu acredito sempre na educação, e tendo essa visibilidade enquanto Boa Vista do Incra, se faz essa relevância no país, toda essa entrevista servirá de aporte para ideias inspiradoras do ano de 2025", relata Patrícia.
Após enviado ao Ministério da Educação, segundo Patrícia, posteriormente as escolas do país terão acesso a essas entrevistas, onde foram contadas sobre o desenvolvimento dessas atividades no decorrer de 2024.
"A contemplação de educação inclusiva que eu levanto muito a bandeira, foi muito relevante nessa entrevista, como usávamos o espaço da sala de aula para a aplicação das avaliações para os alunos que frequentam atendimento educacional especializado, tem uma necessidade mais específica, que tem uma dificuldade que por vezes não tem um laudo".
Diretores falam sobre participação na Mostra Científica Estadual
Esse resultado, afirma a professora, foi de grande referência porque considerou todas essas questões, como se desenvolveu, "e no meu plano de gestão, a educação inclusiva contempla também os reposicionamentos pedagógicos dos professores, que foco os professores precisam trabalhar".
Defensora da educação inclusiva, ela destaca a importância de seguir nessa luta.
"Que a gente lute cada vez mais por um espaço de educação inclusiva, onde todos possam ter oportunidade de estar juntos e de ser melhor do que ontem, que o nosso aluno sempre seja visto com um olhar único".
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta