Notícias

2 de agosto de 2024
Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente fala sobre as ações do órgão
O objetivo do Conselho é fiscalizar a aplicação da política pública municipal de meio ambiente, ou seja, fiscaliza o andamento de um departamento ambiental. “É o principal instrumento da política municipal de meio ambiente, para a gestão pública usar, além de captador de ideias da população relacionada a esse tema”, explica o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Rodimar Carvalho. Importante destacar que o Conselho não recebe denúncias de crimes ambientais.
Desde 2021 o Conselho Municipal de Meio Ambiente é composto por uma diretoria. Atualmente conta com três membros de órgão governamental: Sidinei Joaquim (secretário), Jeferson Wibelinge (vice-presidente), Sergio Siqueira, e por três membros da sociedade civil: Rodimar Carvalho (presidente), Carla Maristela Zwicker de Siqueira e Márcia Corazza, todos realizam trabalho voluntário.
O Conselho realiza reuniões trimestrais, onde a população pode participar, levar ideias, soluções e pontos de melhoria.
Algumas das ações que o Conselho pretende realizar são: a desburocratização de licença ambiental, solicitar a contratação de uma empresa para fazer estudos ambientais, para estar em um software a fim de ser disponibilizado para as secretarias, entre outras.
A educação ambiental também faz parte do trabalho realizado pelo Conselho, que promove ações juntamente com as escolas para conscientizar os alunos sobre o tema, “plantar uma semente nos jovens, futuros empreendedores, agricultores”, comenta Rodimar Carvalho.
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista Portal Conecta