Notícias

16 de janeiro de 2025
Presidente do Sindicato destaca serviços oferecidos pela entidade
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Vista do Incra, Carla Zwicker de Siqueira, falou no Programa Conexão desta quinta-feira (16), sobre os serviços que a entidade oferece para a comunidade.
Na primeira e terceira quinta-feira do mês, o Sindicato disponibiliza o espaço para atendimento com o massoterapeuta de Ijuí, Renan Rodrigo Hass.
O valor para sócio do Sindicato é de R$ 90,00 e para não sócio é de R$ 120,00. O atendimento é por ordem de chegada.
Além disso, a entidade proporciona atendimento com o Girardi Advogados, de Frederico Westphalen, especialistas em benefícios previdenciários.
"São momentos em que nós do Sindicato podemos tirar as dúvidas, e ter uma conversa com eles sobre a melhor maneira de encaminhar, como a aposentadoria que é o anseio de todos", comenta Carla.
Além da aposentadoria, o Sindicato encaminha: pensão, salário-maternidade, auxílio por incapacidade temporária, entre outros.
Emater projeta as safras de milho e soja para Boa Vista do Incra
Mudanças em benefícios previdenciários
"A aposentadoria do agricultor, se ele produz na propriedade, é muito tranquila de encaminhar, a questão é quando quebra a exclusividade, que deixa de ser exclusivamente agricultor", afirma Carla.
A presidente comenta ainda sobre mudanças no benefício da pensão, que anteriormente era vitalícia.
"A pensão, que antes era vitalícia, hoje obedece a uma tabela. Se a pessoa que resta viva, o cônjuge, tem mais de 44 anos, ela (pensão) continua vitalícia, se não, é por um período".
Outra questão que foi alterada, de acordo com Carla, é referente ao salário-maternidade, que anteriormente, era até a criança completar cinco anos, com a mudança, é até a criança completar 180 dias.
"Uma mudança positiva, pois nem sempre dá tudo certo no momento do parto, a questão da saúde do bebê, e muitas vezes a mãe não se atenta que tem esse benefício para encaminhar, e quando vê, passou os 180 dias", comenta.
Certidão de óbito e de nascimento
Carla destaca também sobre a importância das informações estarem corretas principalmente na certidão de óbito.
"Principalmente a certidão de óbito é feita em um momento muito triste da família, e muitas vezes não se presta atenção, e ali tem muitas perguntas importantes a serem respondidas, como: onde reside, profissão, se deixou testamento ou bens, para encaminhar algum benefício ou até mesmo inventário".
Estimativas para o clima
"Não imaginávamos que tão logo estaríamos clamando por uma boa chuva, pois chuva é vida, as plantas precisam, o calor está muito intenso, as plantas estão cozinhando. Na próxima semana, estaremos em Ibirubá em um encontro para tratar sobre alguns assuntos relacionados ao clima, mas a previsão do tempo não está nada animadora", salienta.
Próximos eventos do Sindicato
Dia 28/02: Encontro Regional de Mulheres em Chapada;
De 10 a 14 de março: participação do Artesanato de Boa Vista do Incra na Expodireto Cotrijal, no pavilhão da agricultura familiar, em Não-Me-Toque.
Carla reforça também sobre a importância do pagamento da anuidade do Sindicato. "Precisamos de associados, de nos manter em dia, e continuar com as portas abertas, então, o agricultor tem que ter orgulho de pertencer a uma categoria".
O associado que acertar a anuidade sindical até o dia 31/01, pagará no valor antigo, pois a partir de fevereiro o valor será reajustado.
O Sindicato conta com um novo contato do WhatsApp (55) 9 8129-0990.
"Em breve pretendemos criar um grupo com os associados a fim de passar avisos e informações".
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta