Notícias

20 de janeiro de 2025
Recanto Niágara: um pedaço da Serra em Boa Vista do Incra
O Recanto Niágara está localizado na Fazenda Corticeira, interior de Boa Vista do Incra. Atualmente, a propriedade conta com 1.250 pés de uvas, da espécie Niágara.
O projeto começou em 2019 para 2020, com o Engenheiro Agrônomo Gelson Alves e sua esposa Cibele Moura.
Natural de Boa Vista do Incra, Gelson cursou agronomia em Caxias do Sul, onde conheceu Cibele, "e quando retornamos para cá, trouxemos essa vontade de agregar de alguma forma em uma pequena propriedade, e assim, idealizamos esse projeto do Recanto Niágara, até mesmo para mostrar para a comunidade e nossos familiares, que é possível agregar valor em uma pequena propriedade", destaca Gelson.
Conforme Gelson, no segundo ano de produção, em 2023, foram colhidas 4.000 kg uvas e a expectativa para esse ano é colher 7.000 kg.
"A expectativa para esse ano se torna maior, e para os próximos anos tende de aumentar a produção".
O Recanto está aberto principalmente para a população não só do município, mas da região.
"Ficamos muito gratos de ver que o projeto que tiramos do papel, se tornou realidade, quando a gente recebe a comunidade aqui, crianças, adultos, idosos, que vem colher a uva, comer a uva embaixo do parreiral, sentir o gosto, é muito gratificante atender esse público, e ver o que a gente idealizou, hoje se torna realidade".
Emater projeta as safras de milho e soja para Boa Vista do Incra
"Trabalhei muitos anos na Serra, com uva, e quando voltei, pensei que aqui a gente tem a terra e a água, e aqui a gente consegue agregar valor, não precisa de uma grande área para gerar esse valor, e mostrar para a comunidade que não precisa ir até a serra, muita gente não pode ir lá, mas pode vir no Recanto experimentar a uva direto do pé", conta Gelson.
O Recanto Niágara conta com meio hectare de uva coberta irrigada.
"O cuidado e a qualidade da uva vai expressar conforme o tratamento que você faz, mas a gente traz desde o início, uma forma de cuidado, lá quando foi implantado, principalmente as correções de solo, tudo feito da melhor maneira, e claro, para você ter qualidade, tem que ter investimentos, então, tudo o que temos de conhecimento da Serra e buscando novos conhecimentos, tentamos aplicar aqui, então, desde a questão de adubação, poda na época certa, tudo isso conta, então, o manejo fitossanitário é feito com responsabilidade", comenta Gelson.
Projeto para o futuro
"Desde que projetamos o Recanto, sempre tivemos essa visão de onde a gente poderia chegar e o quanto poderíamos impactar a sociedade, de ter um espaço onde o pessoal possa ir, levar sua família, as crianças, fazer um piquenique, ou ter um lugar onde possa sentar, tirar seu próprio fruto, comer ali embaixo mesmo, ter um espaço diferente, então, o Recanto nasceu com esse propósito e a gente vai caminhando aos poucos".
A colheita da uva ocorre até a primeira quinzena de fevereiro.
Assista à entrevista completa aqui!
Gelson Alves em entrevista ao Portal Conecta
Parreiral no Recanto Niágara
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta