Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

5 de setembro de 2024

Saúde Mental: confira a programação do Setembro Amarelo

Setembro é o mês voltado para ações relacionadas à saúde mental, e de campanhas de prevenção ao suicídio.

Segundo a enfermeira Alice Dobrachinski, o Rio Grande do Sul lidera o índice de suicídios no Brasil.

"Existem estudos que trazem dados de que o clima também interfere. O suicídio ocorre geralmente na população adolescente-jovem, do gênero masculino, pois os homens demoram mais para pedir ajuda, e viemos de uma cultura de que chorar é feio".

O Setembro Amarelo começou em 1997, quando um jovem americano cometeu suicídio na frente do seu mustang amarelo. No seu funeral, a família distribuiu cartões amarrados em fitas amarelas com frases de apoio para pessoas que pudessem estar enfrentando problemas emocionais.

No Brasil, a campanha foi criada em 2013 pela Associação Brasileira de Psiquiatria e há dez anos começou a ser amplamente divulgada com parcerias por todo o país. Neste ano, o lema da campanha Setembro Amarelo é: “Se precisar, peça ajuda!”

Aqui em Boa Vista do Incra–RS, tem o NAAB - núcleo de atenção à atenção básica, com encontros as segundas e sextas a tarde com os profissionais de saúde mental.

"Saúde mental é fazer o que gosta, ter um hobby, sair da rotina, nesses encontros sempre vai ter um profissional fazendo uma fala: psicóloga, enfermeira, nutricionista, dentista, entre outros, pois se cuidar, também é saúde mental", completa Alice.

Segundo a enfermeira, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está preparada para receber pacientes em uma crise, oferecendo assistência médica, e se necessário, encaminha-os para o CAPS de Boa Vista do Cadeado, no qual o município tem convênio.

Já a técnica de enfermagem Ieda Horbach trabalha com saúde mental no município há 16 anos. "Percebo que aos poucos as pessoas vão entendendo que saúde mental não é loucura, e estão buscando o tratamento que elas precisam", conta.

Conforme a enfermeira Alice, nos últimos anos o número de pessoas com depressão aumentou. "A pandemia trouxe mais depressão, as pessoas ficaram mais em casa, usando as tecnologias para socializar, uma das características de quem comete suicídio é passar muito tempo em frente as telas", alerta.

Assista às entrevistas completas!

Programação do Setembro Amarelo no município

No dia 10/09 ocorre a abertura da programação do Setembro Amarelo com roda de conversa, músicas, dinâmicas e palestras para os alunos da Escola Brasilina Abreu Terra e Três de Julho;

Já no dia 17/09, os profissionais da saúde estarão na Escola Estadual de Ensino Médio Helenita Guimarães Pereira para fazer dinâmicas e estratégias para auxiliarem os alunos que estão na transição para a vida adulta, fazendo escolhas para o futuro;

E no dia 26/09, haverá uma palestra sobre a saúde do trabalhador no Centro de Eventos do município, oportunidade em que será abordado sobre o uso demasiado de medicação, e também serão apresentadas algumas terapias integrativas.

A programação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação.

Por: Lucas Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

Compartilhar

Mais lidas

Nenhum item encontrado.

Redes sociais

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir