Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

27 de dezembro de 2024

Secretária Maria Luiza avalia sua gestão frente à saúde

Maria Luiza Tatsch do Amaral avaliou sua gestão na Secretaria Municipal de Saúde nos últimos cinco anos, em entrevista ao Programa Conexão de quinta-feira (27).

"Foi um aprendizado nesse período de 24 anos como funcionária pública, estar à frente da Secretaria de Saúde, pois é tratar literalmente com o ser humano, com vidas, com os profissionais, com os pacientes, então foi uma lição", destaca.

A secretária comenta que um dos diferenciais da sua gestão foi o atendimento.

"Eu acredito que fiz a diferença na forma do atendimento, começando pela recepção com o paciente, pois se ele procura, é porque necessita".

Principais demandas realizadas

Segundo Luiza, nesses cinco anos e meio de gestão destacam-se algumas demandas, entre elas, ter uma pediatra atendendo direto no município e a ampliação do atendimento obstétrico.

"Atualmente não temos fila de espera para exames, vamos deixar pediatra e obstetra agendados para o próximo ano, já que temos 18 gestantes no município".

Além disso, a secretária reforçou sobre o atendimento do plantão da saúde que é 24h.

"Nesse período conseguimos também várias gratificações, como os selos bronze, prata e ouro, e é gratificante uma Unidade Básica de Saúde garantir isso, e também através das campanhas de vacinação, ganhamos o selo Amigo da Vacina, foi muito importante para o município, pois até então, não tínhamos incentivo do governo federal". 

Mais demandas da saúde

Maria Luiza também salientou que o município está com o estoque de medicamentos em dia.

"Atualmente contamos com 33 mil produtos no ambulatório, e 1 milhão e 300 em comprimidos no estoque".

A saúde de Boa Vista do Incra também ganhou o selo Bem-cuidar, um reconhecimento relacionado aos idosos, "começamos a incentivar a atividade física nos idosos por meio de eventos, e também aderimos ao PIN, Programa Primeira Infância Melhor".

O município conta com três médicos na UBS, Drª Laura, Dr. Jorginho e a Drª Vanessa do Programa Mais Médicos pelo Brasil.

"A nossa Unidade Básica conta com sala de fisioterapia, sala do dentista, sala do obstetra equipado, ambulatório e sala de vacina, todos equipados, e também colocamos um painel novo para chamar o paciente", conta.

Além disso, a secretária afirmou que o município manterá o contrato com o Hospital São Vicente de Paulo, e com o Comaja para custear os exames laboratoriais e radiológicos, e também para consultas especializadas.

"Conseguimos nesse semestre atingir o índice de 19,82%, gostaríamos de ter gasto mais em saúde, mas devido ao orçamento, seguramos. Estamos com uma frota boa e também com duas ambulâncias". E ainda acrescenta, "com certeza Boa Vista do Incra por ser uma unidade básica de saúde é referência na região".

Para a próxima gestão, a secretária comentou que deixará contratos firmados de oxigênio, de lixo contaminado, fraldas para pacientes acamados, cadeira nova para obstetra e material de enfermagem. "Vamos deixar tudo pronto para a próxima gestão, e beneficiar o paciente, pois a saúde do município não pode parar", finaliza.

Assista à entrevista completa aqui!

Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

 

Compartilhar
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir