Notícias

12 de maio de 2025
Semana alusiva ao Combate a Exploração sexual infantil
Iniciou nesta segunda-feira (12) as atividades alusivas ao 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração sexual contra Crianças e Adolescentes.
A abertura foi realizada no Centro de Eventos Elizeu Pedro Ludwig, e contou com a presença de professores, e alunos do 5º ano do ensino fundamental ao ensino médio.
A peça teatral "Quarto de Brinquedos", enfatizou de forma lúdica como se proteger e denunciar casos de abuso e exploração sexual.
As atividades se encerram na sexta-feira (16), às 11h, com a 1ª Marcha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual.
"É uma data que a gente não comemora, mas sensibiliza, fala e mobiliza toda a comunidade para essa situação tão importante que é a proteção das nossas crianças e adolescentes", destaca a Assistente Social, Alice Terhorst.
Do luto a luta: um alerta sobre crimes virtuais
Conforme Alice, a campanha está no seu 25º ano, mas é a primeira vez que o município faz a sua adesão.
"Para nós é um motivo de orgulho, um município pequeno já está a nível nacional aderindo a essa campanha e as nossas atividades selecionadas para estarem sendo divulgadas no Estado, para nós é gratificante, investir na educação, na prevenção é muito importante", completa.
Durante a semana serão trabalhadas atividades desde a pré-escola ao ensino médio."O dia 18 é para conscientizar a população para sinais de alerta, comportamentos e canais de denúncia. Além disso, é importante a presença dos professores para estarem observando, pois muitos desses casos são identificados na escola através de sinais que os alunos vão apresentar no ambiente escolar", enfatiza Alice.
A peça Quarto de Brinquedos trata sobre o que é o enfrentamento ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, trazendo ainda uma reflexão sobre autocuidado, prevenção, como denunciar, e a quem pedir ajuda.
O prefeito de Boa Vista do Incra, Gilmar Bellini, participou da abertura da semana alusiva ao 18 de maio, e comentou sobre a importância da campanha.
"Vamos nos empenhar ao máximo para que isso aconteça, estaremos zelando pelo bem-estar e pela boa educação das crianças do município".
Assista às entrevistas completas!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta