Anuncie conosco
Quero saber mais

Notícias

12 de setembro de 2024

Setembro Amarelo: atividades começaram nesta semana

Iniciou nesta semana a programação referente ao Setembro Amarelo, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Dia 10/09 ocorreu a abertura oficial, com atividades para os alunos do sexto ao nono ano da escola Brasilina Abreu Terra, e ensino médio da escola Helenita Guimarães Pereira.

Confira a programação completa do Setembro Amarelo aqui.

"Procuramos trazer uma dinâmica para abordar com os alunos a importância do Setembro Amarelo", destaca Márcia Calçada, Psicóloga da Secretária Municipal de Saúde.

A dinâmica contou com música, palestras, e interação entre os participantes.

"Quando trazemos um assunto que ainda é tabu, e vemos os alunos prestando atenção, percebemos que a dinâmica faz sentido", acrescenta Lucas Kryzozum, Psicólogo da Assistência Social.

Um dos objetivos foi desmistificar sobre a saúde mental e suicídio, pois são temas delicados a serem abordados, porém, fundamentais para reflexão.

"É importante os pais prestarem atenção no comportamento dos filhos, se eles ficam mais no quarto, não querem sair com os amigos, são alguns sinais de alerta", comenta Monalise Soares, Assistente Social da área da educação.

A Assistência Social conta com projetos como a arteterapia, a fim de incentivar as pessoas a manifestarem seus sentimentos através da música e dança, pois muitos têm dificuldades em expressar suas emoções através da fala ou escrita.

A assistente social Monalise faz ainda um alerta sobre a tecnologia. "Muitas vezes os pais não conseguem acompanhar os filhos devido à rotina agitada, os adolescentes ficam sozinhos em casa, na frente da TV, no celular, ficando mais isolados, optando por amigos virtuais".

O público jovem/adolescente é o que mais desencadeia quadros de ansiedade e depressão, segundo a assistente social.

A enfermeira Alice Dobrachinski, complementa sobre os jovens. "Estamos de olho, tentando enxergar esses adolescentes, às vezes eles não conseguem se expressar, sendo importante o trabalho com uma equipe multidisciplinar, onde temos um cuidado com esse público, por ter uma incidência maior de suicídio".

Assista às entrevistas!

Ainda como parte da programação do Setembro Amarelo, dia 26/09, às 14h, haverá palestra sobre a saúde mental dos trabalhadores, no Centro de Eventos, aberta para a comunidade.

Por: Lucas Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta

Compartilhar
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Prosseguir