WebTV
6 de janeiro de 2025
Programa Conexão do Portal Conecta - 06.01.25 | Entrevista com a nutricionista Ritchelli Spat
A nutricionista do Hospital São Vicente de Paulo, Ritchelli Spat, participou do Programa Conexão desta segunda-feira (06), e comentou sobre a importância das doações de alimentos destinadas ao hospital.
"Agradecemos a colaboração de todos, são de suma importância essas doações porque agregam na rotina alimentar da nossa instituição, nós conseguimos organizar melhor os nossos cardápios conforme o que nós vamos recebendo, então, vamos remanejando o cardápio da semana conforme a dietoterapia de cada paciente".
O Hospital São Vicente de Paulo é referência na região, e possui uma parceria com Boa Vista do Incra. Conforme Ritchelli, além das doações realizadas pelos municípios, o hospital conta com arrecadações de empresas, e também de pessoas que possuem hortas.
"Uma frase que utilizamos no hospital, é que o paciente é o amor de alguém, então qualquer pessoa que faça essa doação para o hospital, na verdade, é em prol do paciente que está internado", comenta.
Abrace o São Vicente
O Abrace o São Vicente é uma campanha onde a comunidade abraça o hospital, com movimentos de doações. Além disso, tem o Troco Solidário. "Tem alguns mercados da cidade e outras instituições que arrecadam, e que vem em prol do hospital, que ajudam muito".
Segundo a nutricionista, o hospital necessita mais alimentos de consumo diário como arroz, feijão, massa e óleo de cozinha. "As hortas ajudam bastante também nas saladas, legumes, sopas, pois temos dietas específicas para cada paciente".
Dra. Vanessa Linhares é a nova médica de Boa Vista do Incra
Ritchelli comenta ainda que geralmente as doações duram uma semana,"tem café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia dos pacientes, e jantar dos funcionários. O arroz em média é utilizado 15kg por dia e carnes 35kg, assim, variando de acordo com cada alimento, o feijão é menos, pois acaba rendendo mais, se vamos colocar o que é utilizado durante o dia, é bastante quantidade", finaliza.
Assista à entrevista completa aqui!
Por: Maria Gabriela Ribeiro | Jornalista do Portal Conecta